5 passos para realizar o check list dos veículos no pátio

check list frota pátio

5 passos para realizar o check list dos veículos no pátio

1000 651 Cirux

O gerenciamento de frota eficiente demanda pessoas com disponibilidade para tratar problemas um a um, com qualidade e atenção. Nas empresas, seguidamente ocorrem contratempos, e dificilmente os clientes compreendem, pois tem pressa e não gostam de esperar. E é exatamente por isso que você deve utilizar um processo de check list para verificação da frota ainda no pátio. Com poucos minutos a mais de checagem no pátio, pode-se evitar horas e horas de um veículo parado.

Confira as dicas que separamos para você.

5 passos para realizar o check list no pátio da sua empresa:

  1. Invista em um software que atenda sua necessidade. Dentro do CiruxBPM é possível que você crie seu check list com o propósito de acordo com as necessidades da sua empresa. Normalmente, possuem algumas informações em comuns como: identificação do veículo; data da inspeção; unidade da empresa; lista de questões de conformidade/não conformidade; observações; nome e assinatura do responsável pela inspeção; e também o nome e assinatura do motorista responsável.
  2. Faça uma lista de tudo o que o veículo precisa ter para fazer esse tipo de entrega e transporte. Provavelmente você terá que criar um check list único para cada tipo de trabalho. O check list deve incluir os documentos legais para transporte da carga, checagem de combustível, itens de segurança para a carga e etc. E da mesma forma, ao entrar, deve-se realizar o mesmo check list para saber se algo foi danificado ou alterado no caminhão.
  3. Insira uma secção de avaliação de equipamentos de segurança da sua frota. Essa avaliação deve ocorrer pelo menos uma vez por semana. Pense em todos os itens que garantem a segurança da carga, do caminhão/ônibus e do motorista.
  4. Nem toda empresa possui o próprio mecânico. Se você tiver, é importante dividir todos os itens importantes para checagem em mais de um check list para não tomar muito tempo parado de uma vez só.
  5. A aparência da sua frota reflete o cuidado da sua empresa e a imagem dela nas estradas. Por isso, crie uma checagem que cuide da aparência dos veículos também, além de manter os veículos sempre em ótimo estado, auxilia na hora de renovar a frota.

Considere um investimento

Lembre-se que esse processo pode ser trabalhoso, mas considere um investimento: gaste alguns minutos para evitar futuros problemas. Combinado? Evite as dores de cabeças no gerenciamento de frotas. Algumas economias como o tempo de realizar check list, compra de insumos baratos ou economia de deixar de investir na equipe, são ganhos a curtíssimos prazos que em breve podem ser tornar prejuízos grandes.

Um veículo sempre fará o trabalho de transporte, e por mais que você utilize um software para gestão dos mesmos, eles são apenas ferramentas. O que fará a diferença na sua empresa é como essas ferramentas serão utilizadas.
Por isso, é preciso treinar muito bem sua equipe para seguirem as suas orientações. A atenção e zelo pela qualidade máxima em cada trabalho e checagem deve ser uma realidade. E é justamente isso que vai proporcionar uma ótima gestão de frotas.

Por isso, continue sempre melhorando seu gerenciamento de frota e conheça mais sobre o CiruxBPM clicando aqui.

Deixe uma resposta